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  • Criativa Mídias Sociais

Mídia Tradicional x Mídia Digital

Olá pessoas, tudo bem com vocês? É o seguinte, hoje vou falar nesse post, um pouquinho sobre a importância das mídias digitais, as vantagens e as diferenças em relação as mídias tradicionais.


As mídias tradicionais como conhecemos (revistas, outdoors, banners, propaganda de TV, Rádio) não permitem interação. Como assim, Vanessa? você é obrigada a assistir, ler, ouvir uma propaganda e não pode interagir com ela. É algo passivo e estático, onde nós como consumidores ficamos sujeitos, e se temos alguma opinião, não conseguimos emitir. Quantas vezes já não nos deparamos com propagandas de TV, que falamos UAUUUU ou que porcaria, e não tivemos como reportar isso, já que o veículo da televisão, rádio, revistas não permite, certo?


Os veículos tradicionais de mídia ainda são amplamente utilizados e largamente difundidos, porém são acessíveis há grandes empresas somente, pois o custo para estar nesses veículos de comunicação é bastante alto. Com o advento das mídias sociais, as empresas passaram a vincular suas respectivas marcas e anunciar também na internet, com um custo infinitamente mais baixo.


As redes sociais e internet possibilitam algo muito interessante que as mídias tradicionais não permitem: o consumidor expressar suas opiniões. A partir daí, é possível medir se uma propaganda ou uma ação publicitária é ou não agradável ao consumidor, se o posicionamento da marca agrada ou não, o que as pessoas pensam a respeito. E essa interação é algo muito positivo, que permite as empresas medirem o grau de satisfação/insatisfação do cliente em relação aos produtos/serviços e até mesmo criar novos produtos ou serviços que atendam a demanda do cliente.


Ontem por exemplo, eu vi várias marcas nas redes sociais posicionando-se com a hashtag #blackouttuesday contra o racismo. Vejam que as redes sociais viraram um grande veículo onde as marcas podem e devem posicionarem-se em relação aos ideais, o que acreditam, e o mais interessante, é que as pessoas cobram esse posicionamento das empresas. Já falei aqui que as pessoas compram também em virtude da marca pregar o que elas acreditam e defendem.


Portanto, sua empresa, principalmente se for pequena/média não pode, DEVE ter presença nas redes sociais que fizerem sentido para o seu negócio.

Mas, Van, como vou saber quais redes sociais minha marca deve ter presença? Observe onde seu público está. E esteja também.


Converse com o seu público, relacione-se e entenda o que gostam/não gostam. Observe quais produtos/serviços seus possui mais demanda, quais possuem menos. Veja que as mídias digitais ganham anos luz à frente das mídias tradicionais nesse sentido.


Aproveite essa oportunidade e esteja presente.

Quem não é visto, não é lembrado. Já dizia uma célebre frase de Marketing.


E eu digo que quem não está nas redes sociais e internet, está perdendo uma grande oportunidade de vender por um baixo custo de investimento.




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